Sorry I'm Late from Tomas Mankovsky on Vimeo.
Tom é um polonês de 29 anos, atualmente radicado em Londres. Aficcionado por filmes, ele trabalhou em uma agência de publicidade chamada Fallon, onde escrevia scripts e atuava também como diretor. Hoje, teve a chance de fazer as coisas do seu jeito.
De onde surgiu a ideia de “Sorry I’m late”?
Eu tive a ideia em 2005, enquanto gravava um comercial para a Sony. Eu a "salvei" e pensei que poderia ser usada para um videoclipe ou coisa parecida. Então, um cara da Blink Productions viu um pequeno teste que gravei na sala da minha casa e disse que iria me ajudar a fazer um curta. Nós filmamos Sorry I'm Late no final de 2007, aqui em Londres.
Que técnicas você utilizou para fazer? Como foi o processo? Custou caro?
A técnica foi o bom e velho stop motion. Simon, o ator, ficou deitado no chão por quatro longos dias, enquanto eu o movia um pouquinho a cada frame que filmávamos. Tudo foi baseado no meu gut feel: eu imaginava o quanto tínhamos que mover os objetos para cada cena, e depois gravávamos. No final do dia, colocávamos na sequência e podíamos ver a animação. Algumas coisas ficaram melhores que outras, mas, no geral, estou muito satisfeito. E eu acho que o mais caro foi comprar a câmera.
Algo inesperado ocorreu durante a gravação?
Eu acho que o inesperado foi que gastamos muito tempo. Eu sabia que íamos demorar um pouco, porque já tinha gravado em stop motion antes. Mas eu acho que estava sendo um pouquinho otimista. Como resultado, tivemos que excluir uma sequência, que foi a cena em que Simon luta com a sombra de uma marionete gigante feita com mãos (a cena está no making of do website).
Quais são as suas referências e inspirações [na música, artes, cinema etc]?
São tantas que é difícil saber por onde começar. Um monte de pessoas citam [Michel] Gondry quando assistem a Sorry I'm Late. Eu sou um grande fã de seu trabalho.
Eu assisti no seu Vimeo um outro curta de sua autoria, chamado Little Big Love. Quantos filmes você fez até hoje?
Eu filmei comente dois curtas e dirigi alguns comerciais. Atualmente estou trabalhando num terceiro, mas ainda está bem no começo.
Quais são seus planos para o futuro? Você pretende gravar novos filmes?
Com certeza vou tentar fazer novos filmes. O processo é tão engraçado e o resultado é sempre tão excitante. Só não estou certo se estou na pilha de fazer mais animações. Eu gostaria de focar em live action um pouco, e, depois, talvez considerar fazer mais peças de animação. Para ser honesto, a única razão pela qual eu escolhi o stop motion é porque é muito barato. A única coisa que você precisa ter é tempo e disciplina...
Qual é a mensagem que você deixa para os iniciantes na animação?
Se divirta e não desista. Sinta o stop motion como uma espécie de meditação. Depois de 10 horas de filmagem, respire fundo, coloque as sequências na ordem e curta o resultado. Depois, troque a mídia e faça tudo de novo...
Para mais informações, acesse o site oficial de Sorry I’m late.
2 comentários:
Já falei que ele é a CARA do Edward Norton?
Galera ta podendo heim...rsrsrs...foda a matéria e viva o stop motion!!!
Postar um comentário