- Me diga vovô...
- Sim, meu neto.
- O que é hambúrguer? - diz ele apontando para a palavra que consta em uma revista antiga do avô.
- Hmmmm, hambúrguer, deixe-me puxar pela memória...ah lembrei! Hambúrguer é um sanduíche feito com uma carne bovina em rodelas, muito comum de ser achado quando eu era da sua idade
- Então as pessoas comiam carne?
- Aham, e de vários animais...
- Eu hein, que nojo. E o que é cerveja?
- Cerveja? Cerveja foi uma bebida alcoólica comercializada por muitos séculos. Era feita, principalmente, da fermentação da cevada.
- Bebida com drogas?
- Isso, e era vendida em qualquer bar de esquina. As pessoas tomavam litros no final de semana.
- Caramba, vô!
- Pois é...
- E "cho-co-la-te"?
- Ahhh era um doce feito de cacau, muitíssimo popular pelo mundo...
- ...doce?
- Você é muito novo, realmente...Imagine uma barra de cereais dessas de hoje em dia mas feita de um creme negro, composto principalmente de uma pasta de cacau queimado e glicose, com muitas calorias. Fazia um sucesso enorme com a criançada.
- Glicose em barra? Argh! E o que é "crime"?
- Crime é ato de violar uma lei. No nosso caso, inclue qualquer trangressão ao EVS.
- EVS?
- Sim, o Estatuto da Vida Saudável. Tudo começou quando o governo forjou um atentado terrorista numa loja de produtos naturais, matando cinco funcionários e uma samambaia, e colocou a culpa nas indústrias de cigarros, bebidas, doces e petiscos em geral. Aí os militares fecharam o congresso e instituíram o Ato Institucional número 8, o qual um dos tópicos foi justamente o EVS. Os senadores da base ultraecológica, conhecidos como os ultraverdes, apoiaram este feito.
- Aahhnn...
- Assim, tornou-se crime qualquer ingestão de alimentos ou outros artigos considerados como uma violação à constituição radicalmente natural do corpo humano, como drogas pesadas, tabaco, álcool, carnes de todo o tipo, glúten, gordura trans, cafeína, aspirina, chicletes, balas, chocolates, refrigerantes, salgadinhos etc. Tudo passou a ser proibido dese então e, quem usasse ou comercalizasse esses produtos, passou a ser severamente punido pela lei.
- E o povo? Como reagiu?
- Tomamos as ruas para protestar pelo direito de comer e beber o que quisermos, mas fomos severamente reprimidos pelas bombas de gás de soja da polícia ultramacrobiótica.
- Caramba!
- Alguns de nós vieram até a ser mortos pela repressão ultranaturalista, como o célebre ativista Eduardo Gutzán, conhecido por distribuir balas e chicletes para a população carente. Ele sofreu ingestão forçada de granola no campo de concentração de Brocoli.
- Que violência, vô...
- Mas eu creio que um dia tudo irá mudar! O MFR, o Movimento da Fritura Revolucionária, que eu ajudei a fundar, conseguirá reverter esta situação, pois já conseguimos montar um aparato militar considerável para combater o este governo fascista e ultra-esteticista de frente. Viva la gorduralización!
A porta se abre violentamente e dela entram vários agentes policias fortemente armados.
- Antônio Stebauld, o senhor está preso! - Diz um oficial carrancudo.
- QUÊ? Como me acharam? Meu neto? Não me diga que você é um deles! - exclama chocado o homem.
- Vô, me desculpe, mas é necessário. O senhor está louco...
Antônio Stebauld foi condenado à pena de morte (executado por injeção letal de chá com 0% de calorias) por violação de quinto grau do EVS e por formação de guerrilha, mas as suas ideias continuarão vivas no coração de todos aqueles que sonham em voltar a dar uma mordida num chocolate, lambuzar um pão de manteiga ou dar uma lambida em um sorvete.
ps: old but gold
7 comentários:
Palmas, palmas e mais palmas!
Julgo ver ecos de 1984 - numa versão com muito mais carboidratos, decerto!
Espero que alguém ainda tenha a façanha de adaptar pra cinema/teatro ou o que fôr... quem sabe não dou uma forcinha pra isso?! ;)
Abração do camarada Yuri!
AHAUHAUIAHAIAJAIAHAUIAH!
MARAVILHOSO
Fantástico!
hahaha... Monalisa, Vênus de Boticelli, dentre muitas outras musas dos pintores clássicos italianos... Todas gordinhas e com celulite, sim, senhor!! rsss
É isso aí. Quem gosta de osso é cachorro ou paleontólogo.
muito legal! Gostei demais desse blog. aproveito para divulgar o meu: www.enfrangalhe-se.blogspot.com. bjs. Cristina
poxa... cha, granola!!!! nao os coloque do lado dos vilões!!! hahah
mas claro, o texto está muito bom, como tudo que o senhor escreve!
parabéns novamente!
Postar um comentário