24 de julho de 2010. Milhares de pessoas ao redor do mundo registraram cenas cotidianas com suas câmeras. A partir de todo esse material (mais de 80.000 clipes, ultrapassando 4.500 horas de gravação), foram selecionados os vídeos que integrariam o documentário A Vida em um Dia (Life in a Day). Dirigido por Kevin Macdonald (e produzido por Ridley Scott), a proposta do filme é de apresentar uma visão honesta e inspiradora de um único dia na Terra. A estreia mundial aconteceu no dia 27 de janeiro, simultaneamente no You Tube (já que o projeto surgiu através dele) e durante o Festival de Sundance deste ano.
O resultado foi bem interessante. Há um pouco de tudo: elevadores, aurora boreal, le parkour, propostas de casamento, ovos na frigideira, os mais diferentes rituais religiosos e pés, muitos pés. Dentre as cenas mais emocionantes, um homem dando seu relato durante o pós-operatório de um transplante de coração. “Em pouco tempo eu estarei me recuperando e estarei lá fora de novo fazendo coisas doidas e aproveitando a vida”, diz.
Ficou bastante inspirada a maneira como as divisões dos temas – nascimento, morte, solidão, alegria etc – foram apresentadas. No nascimento, por exemplo, foi feito um paralelo entre uma mulher emocionada acabando de descobrir que está grávida, outra na sala de cirurgia tendo o filho (e o pai, um brasileiro, desmaiando, rs), o nascimento de uma girafa e um pintinho dentro do ovo (dando um pio!).
Entre outras histórias, um coreano que está há 9 anos viajando pelo mundo em sua bicicleta (adorei ele falando que em cada país as moscas têm tamanhos diferentes) e um americano contando para a avó por telefone que é gay.
Na minha opinião, o filme conseguiu passar uma visão bem globalizada, vide a diversidade de línguas e dialetos falados e de locais mostrados. Foi apresentado tanto um homem dirigindo um Lamborghini quanto uma família em um barraco insalubre; a esposa do soldado americano no Afeganistão e o olhar do morador.
Curioso observar também que o filme só foi possível porque realmente estamos vivendo em uma cultura colaborativa, em que os espectadores não se contentam mais em serem meros receptores de informação, passando a produzir conteúdos e interagir com produtores em uma complexa teia informacional (conforme apresentado pelo autor Henry Jenkins no famoso livro Cultura da Convergência [leia um trecho aqui ]). Frente a esse cenário, nada mais justo do que um filme feito em conjunto.
Clichês à parte, o filme é um belo retrato das culturas ao redor do mundo. Acho encantador o fato de que por maiores que sejam as diferenças culturais, políticas, sociais, filosóficas, religiosas e de aparência física, no fundo todos nós somos seres humanos. Os mais simples momentos nos fazem incríveis e tornam a vida igualmente incrível. O ato de contemplá-los os torna mágicos.
P.S. A Vida em um Dia será transmitido novamente hoje à noite pelo You Tube. Não sei quando o vídeo ficará disponível definitivamente. Aparentemente estão tentando divulgá-lo melhor (não entendi muito bem porque não deixá-lo logo lá, mas enfim...). Seguem então alguns teasers e materiais que se encontram no canal do You Tube.
9 comentários:
Que ótima dica!
Esse é um dos filmes que despudoradamente baixarei.
(Se vc souber quando ele estará disponível para download, eu gostaria de saber!)
hahaha... Quando eu descobrir, aviso! ;) Eles devem deixar disponível no You Tube mesmo (se não fizerem isso, serão muito canalhas), aí vc poderia baixar de lá.
De qual site vcs constumam baixar os filmes?
Ah, tem disso no YouTube? Eu não uso muito aquilo ali. Mas darei uma fuçada. Obrigada :)
Mariana, depois que o F.A.R.R.A. encerrou suas atividades, eu me desdobro entre vários sites.
Tem uns programinhas que dá pra usar para baixar os vídeos do YT.
Eu uso torrent, há vários sites, como o The Pirate Bay, por exemplo.
Débora, hoje, resolvi experimentar o Torrent. Sempre tive preguiça, mas resolvi baixar o negócio.
Vamos ver se ele me faz feliz.
Beijo!
Oi, Diego,
com qual das meninas vc está falando?
Obrigada pela visita.
po, eu realmente fiquei interessado nesse filme. mas porra, conta o milagre e aponta o santooo. e agora?? como vejo ??? rs
hahaha... Então, os putos do You Tube resolveram divulgar melhor antes de lançá-lo oficialmente. Aguardemos.
Postar um comentário