
Durante todos os anos que freqüentei igrejas, ouvi sermões de pastores completamente despreparados. Caras que encaravam templos abarrotados de fiéis, mas que não tinham a mínima noção do que estavam falando.
Pegavam a Bíblia sem saber interpretar uma só palavra. Em
sua maioria eram tomados por gritos estridentes, sem fundamento.
E pior: elas arrastam multidões igualmente despreparadas.
Primeiro, despreparadas emocionalmente. Segundo, despreparadas intelectualmente mesmo.
Se você tem conhecimento de causa sobre qualquer assunto, dificilmente será passado pra trás, pois tendo conhecimento sobre a sua história, sobre a sua crença, você tem argumentos para rebater, pra discutir, pra não aceitar completamente tudo como verdade absoluta.
Eu nunca conheci um espírita ou testemunha de Jeová que não saiba cada detalhe dos ensinamentos de suas doutrinas.
Atribuo de verdade isso à evolução intelectual desses grupos, ao estudo
que eles fazem do Deus que servem e dos princípios que suas respectivas religiões defendem. Mas essa acaba sendo uma questão econômica mesmo, já que a maioria dos evangélicos é de classe mais baixa.
É sério. Debaixo do rádio, sintonizado em qualquer rádio evan
gélica que seja, ficam todas as fotos de filhos, netos, bisnetos, amigos, nomes de vizinhos etc. Tudo ali, debaixo do eletrodoméstico ligado 24 / 7 para que as almas debaixo dele sejam salvas, para que os pastores que estão em seus estúdios orem por todos aqueles nomes ali.
Em volta da televisão, mais listas de nomes para pedidos de oração, copos d'água...
Em seguida e até hoje, vovó colabora financeiramente com seus programas e tem R.R. Soares como um filho.
O amor da vez no coração de vovó é o pastor Waldemiro Santiago.
Pastor Waldemiro está à frente de uma das maiores igrejas do Brasil atualmente, a Igreja Mundial do Poder de Deus.
A IMPD certamente foi a que mais cresceu no ano passado.
Dissidente da Igreja Universal, de uma hora pra outra a administração abriu novas unidades e tomou uma gigantesca proporção nas mídias, arrendando rádios e pagando horários importantes da TV aberta.
Quando vovó começou a assistir os programas do pastor Waldemiro, sempre que eu entrava no quarto a TV me chamava atenção para a forma como o pastor agia: sempre gritando bastante e, a meu ver, até sendo meio grosseiro (mas acho até que é parte da personalidade dele) chamando fiéis ao altar para contar suas bênçãos, milagres etc.
Eu realmente acredito em Deus e na sua capacidade de operar milagres, de curar doenças, restaurar vidas etc., mas, sinceramente, creio que nem Deus esteja gostando da forma como certos “discípulos” andam divulgando seu nome por aí.
Certo dia, a Igreja Internacional da Graça de Deus me chamou atenção por causa de uma campanha que eles estavam fazendo.
Me recordo que a TV mostrava velhinhas inocentes se estapeando para passar debaixo de uma Gruta dos Milagres que havia sido montada em uma das sedes da igreja.
Parece que uma simples passadinha debaixo de um pano montado por homens acabaria com todos os seus problemas.
Vejam com seus próprios olhos.
Além dessa campanha da Igreja da Graça, outra que muito me chocou foi uma dessas campanhas da Igreja Universal.
Um dia desses, de madrugada, um pastor da Universal dizia aos fiéis para que fossem ao templo e virassem uma camiseta branca do avesso, torcesse a camiseta e a levasse no dia seguinte para ser orada e que todos os males financeiros, sentimentais etc. seriam quebrados.
Agora me digam, onde entra Deus nessa história? Será que Deus está satisfeito com toda essa distorção dos seus ensinamentos? Torcer camisa e virar do avesso?! Isso pra mim é simpatia das brabas.
Segundo aprendi e sempre acreditei, o crente em Deus não precisa de intermediários para chegar até Ele.
E é justamente aí que está a diferença entre fiéis pentecostais e os fiéis da Igreja Católica: enquanto os católicos têm sua crença nos Santos, os evangélicos sempre pregaram o contato mais direto, sem precisar falar com ninguém antes para chegar a Deus.
O que se precisa de fato é se concentrar na fé, fazer sua ligação com Deus, entrando em um ritual de fé que eu compararia à música de Gilberto Gil:
Se eu quiser falar com Deus
Tenho que ficar a sós
Tenho que apagar a luz
Tenho que calar a voz
Tenho que encontrar a paz
E isso independe de qualquer religião ou denominação. Deus é Deus e acabou! Ele está acessível a todos como sempre pregou. E eu não preciso ser crente ou estar em qualquer igreja pra isso.
Estes pastores e sua grutas dos milagres, sabonete-tira-maldição, rosas-dá-dinheiro e garrafadas se assemelham a verdadeiros pais de santo vestidos de branco e pregando simpatias para uma massa de fiéis desinformados. Nada contra os pais de santo, mas estão entendendo a disparidade da coisa?!
Agora a pior parte disso tudo é que Deus está cada vez mais sendo deixado de lado.
Você liga nesses programas e pastores colocam fiéis para exaltarem conquistas financeiras em rede nacional.
Pessoas contam com a maior felicidade que deviam R$50 mil, não tinham casa, carro etc. e depois que entraram para tal igreja, depois que começaram a assistir tal programa, suas vidas mudaram.
Liguem qualquer dia a TV e vejam que não estou mentindo muito menos exagerando.
Já a paz espiritual, a salvação da alma - premissas do Cristianismo - estão cada vez mais sendo jogadas para debaixo dos tapetes em troca de sucesso material.
É claro que quero ter dinheiro, estabilidade financeira etc. Mas um programa evangélico não deveria exaltar as maravilhas de Deus e pregar sua palavra pelo mundo?
Pois é, a constatação é que isso vem sendo cada vez menos feito, e tenho para mim que Deus não deve andar nada satisfeito.
É por essas e outras que quem fala mal de evangélicos generalizam tanto, porque a grande maioria esmagadora não faz por onde esclarecer os pontos para os leigos no assunto.
É claro que existem exceções e, entre elas, deixo aqui o nome de Silas Malafaia, brilhante e inteligente pastor evangélico.
Enfim, a fé é uma questão muito pessoal e não quero fazer valer minhas crenças para os leitores. De repente este texto acabou vindo de um grande desabafo por todos esses anos vendo esse tipo de coisa sem ter argumentos para comentar.
De repente, como disse um amigo, a fé pode ser uma coisa orgânica; algo que precisamos para acalmar nossas almas, nossas feridas que diariamente são abertas...Isso vai da interpretação de cada um.
Acho também que comecei este texto após ter ouvido de uns amigos que estava sendo chata com minhas crenças
Não é porque eu não freqüento uma igreja que não posso me aproximar de Deus, de orar, de me apegar a Deus.
E quer saber? Quanto mais me afasto da religião e desses templos que vêm difamando o nome do Senhor, cada vez mais próxima eu me sinto de Deus.
15 comentários:
Eu vejo isso como ondas, mesmo, orgânicas. O que as igrejas evangélicas fazem hoje, é o que a católica fazia na idade média: 2.0, como tudo nessa vida.
Talvez, pior que o despreparo intelectual é o despreparo emocional, a incapacidade de colocar limites, que separar as coisas, aquela velha máxima (e das poucas coisas interessantes que Paulo disse, já que ele era ninguém-na-noite metido a besta): "dai a césar o que é de césar e a deus o que é de deus". As pessoas parecem terem abstraido disso com uma intensidade ASSUSTADORA.
Nunca houve mais chances de se ter acesso a informação. No entanto, nunca se esteve tão despreparado, intelecutal e emocionalmente para absorvê-las, avaliá-las, entendê-las.
Não é só fé, creio, hoje em dia se vende formas, se vende marcas, idéias ao invés de produtos. A Religião apenas subiu no bonde, vendendo também suas idéias ao invés de oferecê-las apenas pela própria fé.
Acho que você lembra, que você viu, aquele episódio de DW - Gridlock - em que as pessoas estão presas no transito há décadas.
Eles se unem, através da fé, da música, da lembrança de que não estão sozinhos. Ao mesmo tempo, aquilo os impede de perceber que estão, de fato, sozinhos e enganados.
É toda uma história da sociedade que se perdeu porque a venda de idéias chegou ao ponto em que tornou-se um mal tão intenso e capaz de matar -- comprando "Bliss", a benção, todos morreram pois a benção é um estado que você só pode alcançar por si mesmo, não materialmente, com um adesivo.
Ao mesmo tempo, é triste perceber que tudo que eles queriam ouvir aquilo que o face of boe diz no final do episódio:
"You are not alone".
"o crente em Deus não precisa de intermediários para chegar até Ele." Super acredito nisso. E quanto aos pastores e suas "simpatias" acho isso muito engraçado. Eles falam tão mal dos umbandistas, mas usam praticamente dos mesmos recursos.
*ainda em choque com a GARRAFADA.
Os cristãos se esqueceram que Jesus veio "para judeus e gentios". Aliás, nem é necessário ser cristão para ser "cristão". As igrejas morrem de medo de divulgar isso com medo de perder o "rebanho" e a mamata histórica de ter patrocinadores de forma gratuita.
Posso dizer isso porque também já vi e vejo parte dessa histerica pseudo-teológica bem de perto. Sou católico praticante, já fui catequista dirigente de grupo jovem e já sofri muita enzimação espiritual por parte de muita gente desinformada e com a cabeça no século XIV. Afinal, tem muito católico que também está cada vez mais barulhento e fanático por simpatias diversas, e não só aqueles ligados à Renovação Carismática, que costumam ser os mais hipermidiáticos.
As grandes religiões mundiais estão passando por uma das suas maiores crises críticas da história e isso é muito bem-vindo. Deus não é fast-food nem prêt-à-porter.
Cynthia, minha querida!
Eu não teria dito melhor!!! E... Preciso esclarecer: sou protestante, calvinista convicta. Quanto mais estudo, leio e interpreto o mundo à luz da "Santa Sagrada Escritura", como canta Xangai, entendo o quão distante as instituições estão de suas próprias origens. A figura de Cristo é de um verdadeiro revolucionário!
Mas... É preciso observar: existe um contraponto (ufa!)... Confira aqui:
http://www.palavraplena.com.br/
http://www.formspring.me/antoniocosta
http://www.gilsonsantos.com.br/default.htm
Apesar da minha estada nesse mundo ser atribuida a dita GARRAFADA... pouco acredito em questões religiosas a não ser quando do pecado...sem ele fica muito sem graça isso aqui... mas... não acredito em nada que o homem fale... nietzsche falou que deus esta morto...os relgiosos falam que ele vive..eu prefiro acreditar que ele não existe e so foi criado pra nos acalentar na hora em que estivermos com a cabeça no travesseiro..quem nunca se deparou com a afirmativa "nossa, eu vou morrer!" e ae? é mais confortavel acreditar que tem mais coisa do lado de lá ou acreditar que não tem porra nenhuma?
ps: mas tem uma frase que curto..."todo sangue derramado sera cobrado."
Rs... Curiosamente, meu noivo também lê bastante Nietzsche e o cita com bastante propriedade. Agora pasmem... Ele também é protestante... E batista! rs... Viva a diversidade!
UIA!!!!! RSRSRSRSRSRSRS
UM SALVE A TOLERANCIA!
APESAR DE EU ASSUMIDAMENTE AINDA NÃO SABER COMO PRATICA-LA...
Cérebro de religiosos desaceleram e algumas areas ficam inativas em cultos e orações.
http://ateusdobrasil.com.br/noticias/pregadores-desligam-ceticismo-dos-crentes/
Darwin era religioso e fervoroso por exemplo e em 1892 data da historia citada a maioria do mundo era religiosa.
Em 97 um senso registrou que 40% dos cientistas são religiosos.
No seu caso especifico vc segue o conjunto de folclore misturado de varias tribos da regiao da mesopotamia ha 5.000 anos
Mas poderia ser Odin, Zeus, Shiva, Mitra, ou Osiris.
Estudos registram que em cultos religiosos e orações areas importantes do cerebro reduzem atividade ficam "burras" e aptas
a acatar conceitos ilógicos.
Existimos a 200 mil anos caminhando pelo planeta e paramos de caminhar faz 20 mil anos com a descoberta da agricultura
nos fixamos e desenvolvendo a sociedade.
Teorias argumentam que a evolução desenvolveu o mecanismo da Religião no cerebro dos humanos
para ajudar na sobrevivencia da especie, pois fortaleceu laços sociais e afetivos. Favorecendo esses grupos
que se sobrepuseram a outros que nao partilhavam desse traço.
Ou seja descendemos de religiosos primitivos que passaram essa caracteristica que se tornaram um traço comum,
como gerar adrenalina em momentos de perigo ou transpirar para baixar a temperatura do corpo.
Ha religiao no planeta inteiro, nem todos acreditam num deus patriarcal. Alguns sao animistas.
Mas a religiao ou misticismo nos ultimos 20 mil anos serviu para responder
questoes que inquietam o cerebro. Mas, uma vez que somos equipados com respostas
que por exemplo a 100 anos eram misterios por que se apegar aquelas soluções que serviram para
acalmar a frustração e curiosidade da mente. Observei no ceu, numa noite de 1997 um circulo de luz,
por anos pensei que era um OVNI, algumas pessoas acreditaram que era um espirito faz um meses
vi um documentario que desvendava o enigma. Sao explosoes atmosfericas raras mas que ocorrem.
Se fosse ha 10.000 anos atras seria uma anjo.
Tenha duvida. Duvide de tudo que te ensinarem. A terra existe a 4,5 bilhoes de anos.
Mas hoje em dia nos EUA ha grupos com parque Tematico da Criação
que defendem que isso é falso que fomos criados ha 5.000 anos que falavamos com cobras
, vivemos com os dinossauros e e que o mal do mundo é culpa de criaturas inferiores.
Como explicar o estado de negação dos Criacionistas?
Por que uma religião é a mais correta que a outra.
Se tudo for apenas um estado mental inerente aos humanos.
Um delirio, arraigado tao profundamente que o proprio
questionamento é reprimido. Esse mecanismo matriz da fé é engenhoso
Pois voce precisa acreditar e se duvidar nao tem fe.
Enxergar um mundo magico faz parte da biologia humana.
Mas se nao tivessemos duvida estariamos vivendo numa cabana
e morrendo de polio.
Esse é um problema atualmente pois retarda o avanço de pesquisas cientificas
e catalisa conflitos ao redor do planeta.
A ciencia é mais bonita e elegante e elaborada do que o relato religioso.
So acredito nela como fonte de respostas para o que ocorre ao meu redor
Físca quantica, seleção natural, estrelas, galaxias, átomos, células e o seu DNA.
Sou cético, ateu e feliz pra caramba.
Um abraço Alexandre
"A ciencia é mais bonita e elegante e elaborada do que o relato religioso. So acredito nela como fonte de respostas para o que ocorre ao meu redor"
Interessante, mas existe coisa mais dogmática que a ciência? Susbtituir um Deus de barba branca por outro de jaleco branco pode acabar sendo a mesmíssima coisa. Esse mundo "cartesiano" e empírico que nasceu com a modernidade também pode ser tão vil, ditatorial, mal interpretado e limitado quanto todas as formas de "gnose" que dominaram as grandes civilizações do mundo.
Heureca! Puxa, Puppet... Sabe quando a gente lê e diz: "Que droga que não fui eu que escrevi!". Pois é...
A religião se faz necessária para umas pessoas,assim como a crença apenas na ciência se faz para outras,criticar a necessidade dos outros é inútil.o problema todo está na nossa velha incapacidade de respeitar o próximo,na falta de empatia.
Como o ser humano é medíocre. Não consegue ser bom por si mesmo e se apega a primeira lenda que lhes é apresentada.
A idéia da inexistência de um "deus" é tão aterrorizante que as pessoas já sentem a pele queimar só de ouvir alguém contradizê-la.
A natureza nos mostra o tempo todo que tudo é um ciclo, tudo sempre existiu e tudo sempre existirá, só que transformado. Não existem almas, céu, inferno, anjos, deus, jesus, papai noel, espíritos, etc, etc, e todos esses etcs que a mente pobre é capaz de criar. A matéria sempre existiu e sempre existirá. Quando morrermos, nossas moléculas servirão de matéria prima para outros compostos (orgânicos e inorgânicos). É terrivelmente SIMPLES ASSIM.
Infelizmente é apenas isso! (me desculpem, se nosso destino não é tão fantasioso quanto vocês queriam)
Postar um comentário