Estive na edição carioca do Anima Mundi 2008, que terminou este Domingo. A 16ª edição do festival internacional de animação foi adorável, como todas em que estive presente. Pessoas de todos os tipos circulavam entre as oficinas e nos intervalos das sessões. Crianças, jovens e adultos interagindo (mesmo que isso se restringisse apenas ao mesmo espaço). Indies, nerds, crianças fantasiadas (tinha um gurizinho fofo fantasiado de Sonic!), pessoas saindo do trabalho que resolviam dar uma passada, artistas... Todos com uma vontade em comum: adentrar o mundo mágico da animação.
O Anima Mundi reúne animações de todas as partes do globo, com estéticas diversas, mensagens diversas, estilos e materiais diversos. São animações que fazem pensar. Todas passam uma mensagem, fazendo o espectador refletir – mesmo que, algumas das vezes, sejam de difícil interpretação.
As sessões de curta-metragem são minhas preferidas. Entre um curta e outro, a platéia aplaude. E se a animação da platéia for muita, ela também grita (sempre tem um engraçadinho para gritar coisas que não tem nada a ver com o contexto) e começa um mini-falatório de gente compartilhando interpretações. Resumindo: coisas que não dá para se fazer num cinema convencional (o que é super válido; afinal, quem não se emputece com gente que conversa alto no cinema?).
Quem nunca foi ao Anima Mundi não sabe o que está perdendo. Se você é um daqueles que acha que desenho é coisa de criança... está redondamente enganado! Se você mora em São Paulo, ainda dá tempo: o festival vai até o dia 27 de Julho (domingo que vem). Se não... vá no ano que vem, sem falta!
Mas, se você não foi e está chateado... Tcharam! O You Tube nunca decepciona! Encontrei lá alguns dos curtas que foram exibidos no Anima Mundi desse ano. Os links vão logo abaixo, não deixe de conferir! :D
Maman Je t'aime
Los Pecadores
Madame tutli putli parte 1 parte 2
Replay
Oracle
Blindspot
Le Coeur Est Un Métronome
Créditos:
- Minha foto na "Instalação Oups!": minha linda e surtada amiga, Isabela Costa
- Mascotes do Anima Mundi 2008, idealizados pelo animador japonês Koji Yamamura
8 comentários:
Sim, sim Anima Mundi foi bom pra caramba! Esse ano foi a minha primeira vez no evento e eu achei muito legal as oficinas de animação do ccbb e as animações do odeon de sábado a noite. Todo mundo que participou do evento, seja produzindo ou dirigindo tanto o evento qndo as animações tá de parabéns! Todo o sucesso pro AnimaMundi e ano que vem se tiver, eu to lá mais uma vez. Beijão povo.
Cara, q post animado. E vc tão animada, usando "fofo" numa narrativa, "adoravel"... Deve ser bom MESMO.
Eu nunca fui no anima mundi. Nunca consigo me animar. Ano q vem eu vou. Me arrasta.
Vou tentar ir no de São Paulo. Uhu!
Ótima dica!
É, parece que neste eu rodei...
Procurarei me saciar via youtube.
Snif...
Anima Mundi!!
maravilhoso evento que tive o prazer de ir pela primeira vez esse ano ao seu lado! \o/ Muito bom discutir interpretações! (apesar de eu achar que estou um pouco paranóica com coisas de ets! rs)
Amei a parte do "adorável" e "minha linda e surtada amiga" hahahaahah!
por falar em surtada, veja Batman! o Coringa éo mais foda! ri horrores no cinema! rs (eu sei quie não tem a ver com o Anima Mundi, mas é uma ótima dica pra ser seu novo post aqui!)
beijos beijos
alô. é a primeira vez que entro aqui, e passo só para elogiar o blog, muitíssimo diversificado e bem escrito. Adoro blogs com vários contribuintes!
Ah, sim, e quanto ao Anima Mundi, esse ano estava melhor que ano passado. Fiz maratona com um amigo meu, praticamente acampando no Odeon. Mas de todos os curtas que vi, meu favorito foi "Puppet". Genial. Segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=6u34mqUvQpA
Um abraço a todos, e sucesso!
Anima Mundi bomba muito. Esse ano eu consegui bater meu recorde de sessões! Uhul!!
E ae, quanto você ganhou pra fazer propaganda? hehehe
Postar um comentário