Você tem algum segredo que nunca contou a ninguém?
O Post secret é uma comunidade virtual em que pessoas enviam anonimamente postais caseiros contando seus segredos. As mensagens vão do rancor ao hilariante, com temas variados: abuso sexual, drogas, suicídio, desejos obscuros, dentre muitos outros. Alguns cartões são muito chocantes, fazendo com que você involuntariamente faça uma pausa e reflita sobre o que viu.
O projeto Post secret, idealizado por Frank Warren, começou em 2004, como uma instalação de arte num evento chamado "Artomatic"- que ocorre todos os anos em Washington D.C. e tem duração de 5 semanas. O site foi criado no dia primeiro de janeiro de 2005, e, até os dias atuais, publicou mais de 2.500 cartões de todo o mundo.
Para Frank, existem dois tipos de segredos: os que escondemos dos outros e os que escondemos de nós mesmos. A idéia de coletar segredos de estranhos surgiu como uma maneira de explorar partes de seu passado que ele vinha escondendo de si mesmo. Quando recebeu um cartão com uma história similar à sua, contando uma experiência de humilhação na infância, ele se sentiu familiarizado com o drama daquele anônimo. Ele, que vinha bloqueando o evento até outrora, tomou coragem, escreveu um cartão e enviou para si mesmo.
A idéia do projeto é mostrar, também, o lado obscuro da sociedade em que vivemos. Para Warren não importa se todos os cartões são reais ou não: todos são considerados peças de arte- e diz que mesmo por trás de cartões falsos, há algo profundamente real.
O blog é atualizado aos domingos. O único fator negativo é que os arquivos são excluídos, não tendo como ver os cartões postais antigos. Mas, o nosso querido Google está aí para isso: dando um search por lá, você encontra centenas de cartões (e várias pessoas que colecionam, como a pessoa que vos escreve). Há também quatro livros publicados no exterior, que, infelizmente, ainda não chegaram ao Brasil.
O endereço de F.W. (nos Estados Unidos) é:
Post Secret
13345 Copper Ridge Rd.
Germantown, MD
20877-3454
(Estou pensando em enviar um cartão, e você?)
“Querida mãe biológica. Eu tenho ótimos pais. Eu encontrei o amor. Eu estou feliz.”
“Às vezes eu coloco o papel higiênico ao contrário. Só pra perturbar você.”
“Eu só chorei sobre seu corpo porque havia pessoas olhando”
“Só porque eu tento não falar sobre isso... não quer dizer que tenha superado, que me sinto melhor ou que eu irei ficar bem algum dia”
"Eu preciso dessas pílulas para fazer sexo com a minha esposa. Mas não com meu namorado"
“Eu conheci essa garota ao acaso no trem e tirei uma foto. Eu gostaria de saber onde ela está agora. Faz 5 anos.”
“Minha meta de Ano Novo em 2007 era “enviar um segredo para o Post Secret”, mas a verdade é que... Eu estou realmente feliz e amo o fato de que somente EU sei meus segredos”
Links:
http://www.postsecret.blogspot.com – Endereço do blog oficial do PostSecret
http://www.amazon.com/s/ref=nb_ss_gw/105-6323114-6630067?url=search-alias%3Daps&field-keywords=post+secret&x=0&y=0- livros com coletâneas de cartões, no site da Amazon
http://weblog.xanga.com/Indulgentbeauty07/618018458/i-love-my-postsecret-cards.html - Link com alguns cartões
http://freakonomics.blogs.nytimes.com/2007/10/18/frank-warren-spills-his-secrets/ Entrevista de Frank Warren para o New York Times (em inglês)
http://www.cbc.ca/thehour/video.php?id=1658 – Entrevista para o programa de TV “The Hour”
6 comentários:
o ultimo é foda...rssss...boa a idéia!
Imaginei quantos "cartões" um padre católico seria capaz de fazer, caso não existisse sigilo de confissão...
(terceira postagem que começa com a letra P).
É... "Welcome to this brave new world"...
Impactante, mas... prefiro confiar segredos aos amigos, eles, pelo menos, dão um retorno rs.
P.s: Desculpem o longo período ausente...
Sensacional! Claro que vou acabar postando alguma barbaridade lá...ah se vou!
Publicar um segredo?! Atitude curiosa! Tá aí, acho que renderia uma boa pauta... rsrsrs
Kisses!
Oi!
Conheço o Post Secret faz um tempo e criei um blog brasileiro parecido. Também porque sinto muita, muita necessidade de compartilhar de alguma forma as coisas que não dá pra falar nem pros outros nem pra mim.
Quem quiser fazer uma visitinha fique à vontade!
http://inenarraveis.blogspot.com
Um abraço!
Postar um comentário